Ema Roque

Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Évora em 2008, iniciou o seu percurso profissional na prática clínica em S. Miguel, Açores.

Durante este período desenvolveu o gosto na área da Qualidade do Leite, sendo que, em final de 2009, iniciou o seu percurso na área da consultoria em Qualidade do Leite na região sul do país. Foi sócia fundadora do CPSU.

Lorraine Sordillo

Lorraine Sordillo é licenciada e mestrada pela Universidade de Massachusetts e  doutorada em imunologia pela Louisiana State University. Foi pesquisadora do grupo de imunologia da Organização de Doenças Infecciosas Veterinárias em Saskatoon, Canadá, de 1987 a 1992, antes de iniciar carreira académica na Universidade Estadual da Pensilvânia de 1992 a 2004.

Actualmente é docente da faculdade na Michigan State University, onde é a primeira pessoa a manter a cadeira do Meadow Brook em Saúde e bem-estar dos animais na Faculdade de Medicina Veterinária. A pesquisa primária de Lorraine concentrou-se no desenvolvimento de soluções para reduzir transtornos de saúde na transição do gado leiteiro, investigando a interação entre metabolismo nutricional, stress oxidativo e imunologia.

A sua pesquisa resultou em 5 patentes nos EUA destinadas a melhorar a saúde do gado leiteiro. Lorraine escreveu mais de 140 artigos em revistas científicas, além de vários capítulos em livros, artigos de procedimentos e monografias. É regularmente convidada a falar em conferências internacionais relativas à saúde do gado leiteiro. Também foi membro em vários comités e recebeu vários prémios por sua pesquisa sobre imunologia bovina e controle de mastite.

Miguel Angel Sanz

Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Zaragoza em 1993. Durante 10 anos desenvolveu a sua atividade profissional como Veterinário de Cooperativas e Associações de Defesa Sanitária de Ruminantes, até ao momento em que começou a trabalhar na indústria farmacêutica, especializando-se na área de Biológicos.

Participou em diferentes publicações e comunicações nas áreas da Reprodução e Prevenção de Mastites. Atualmente exerce funções de Técnico de Pequenos Ruminantes nos Laboratórios HIPRA.

Ricardo Bexiga

Ricardo Bexiga

Licenciado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (FMV/UTL) em 2000, trabalhou em clínica de vacas leiteiras, foi coordenador de uma Organização de Produtores Pecuários e fez uma residência do European College of Bovine Health Management na Escócia, colégio do qual é diplomado.

Concluiu o doutoramento pela FMV/UTL em 2011. Atualmente é Professor Auxiliar dessa instituição e integra a equipa da Serbuvet, atuando como consultor em várias explorações do sul do país. Tem um mestrado executivo em gestão com especialização em marketing, pelo ISCTE-IUL/INDEG. Foi presidente da Associação Portuguesa de Buiatria.

Tine van Werven

Tine van Werven é professora associada Dairy Herd Management na Faculdade de Medicina Veterinária de Utrecht, Holanda. Depois de terminar a sua licenciatura em Utrecht, fez doutoramento sobre o tema “O papel dos leucócitos na mastite por E. coli”. Trabalha desde 2009 na University Farm Animal Practice em Harmelen (Holanda), sendo responsável pelos Programas de Saúde das Explorações. Além da abordagem preventiva em explorações leiteiras, também é responsável pela realização de ensaios clínicos em condições de campo com objetivo de obter mais dados sobre terapias novas ou existentes.

Trabalha há vários anos nos programas de uso responsável de antibióticos da Holanda. Dentro de sua área de trabalho, alcançou uma redução antimicrobiana de 35% em cinco anos. Em 2013, ela foi membro do comité que criou a diretriz “O uso de antimicrobianos no tratamento de vacas secas”.